Facebook
Facebook
16 JUNE 2017

Doceiras recebem certificados de Indicação Geográfica

14.06.2017

 

Joyce Lima
Cerimônia ocorreu no estande do Sebrae, na Fenadoce
Doze doceiras de Pelotas receberam o certificado de Indicação Geográfica que comprova que seus produtos são genuínos e possuem qualidades particulares, ligadas à sua origem. “Tenho muito orgulho desse patrimônio imaterial de Pelotas, construído graças ao trabalho de vocês, doceiras, que fazem toda a diferença pra nós. Essa festa mostra o potencial dos doces de Pelotas e que temos muito para crescer, ainda. Competência não nos falta”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, na cerimônia de entrega dos certificados, no início da noite desta quarta-feira (14), no estande do Sebrae, na Fenadoce.

Presente no ato, a coordenadora nacional do projeto de Indicações Geográficas do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, parabenizou as doceiras pelotenses pela determinação e persistência, que têm colocado Pelotas em destaque nacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, destacou que o valor do legado é imensurável e a presidente da Associação de Produtores de Doces de Pelotas, Luciana da Silva, disse que a melhor forma de agradecer essa grande conquista é colocar os doces maravilhosos à venda.

O certificado representa a garantia de qualidade, tradição e originalidade das receitas dos doces tradicionais de Pelotas. Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Idemar Barz; o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adilson Buroxid; representantes da UFPel, doceiras e público em geral.

Algumas produtoras que receberam o certificado de Indicação Geográfica:

Tuca Doces, Dona Xica, Renata Doces, Nanda Doces, Doces Santa Clara, Nina Doces, Fábrica de Doces Monalu, Mestre Kuka, Imperatriz, Cuca Doces.

DOCES CERTIFICADOS

Na Indicação de Procedência de Pelotas é autorizada a produção dos seguintes doces:

*bem-casado

*quindim

*ninho

*camafeu

*olho de sogra

*pastel de Santa Clara

*papo de anjo

*fatia de Braga

*trouxas de amêndoas

*queijadinha



*broinha de coco



*beijinho de coco



*amanteigado



*panelinha de coco



*doces cristalizados.

 

http://www.pelotas.rs.gov.br/noticias/detalhe.php?controle=MjAxNy0wNi0xNA==&codnoticia=45700

Fonte:
Pelotas


« Voltar